A função da Geografia na escola



" A Geografia apresenta, na escola, um vasto conjunto de elementos significativos da cultura que permite aos alunos obter uma visão menos fragmentada da realidade, compreender como o espaço é produzido pela sociedade e nele atuar de modo consciente e crítico."


A Geografia, antes mesmo de se tornar um campo de pesquisa e uma entre as diversas ciências sociais, tem sua origem na educação escolar. Embora sejam bastante antigos, os estudos de caráter geográfico somente se sistematizaram em uma única disciplina, com status acadêmico e científico, após sua institucionalização na escola. A Geografia escolar passou, então, a estar associada ao desenvolvimento de noções sobre a pátria, a atender a projetos nacionalistas, a ocupar-se de criteriosa caracterização das paisagens dos países e descrição dos lugares, entre outros fatores, distinguindo-se como disciplina enciclopédica que valoriza a memorização.
A partir da metade do século XX, essa área do conhecimento avançou na discussão de seu objeto de estudo, atrelando-o a métodos de pesquisa e elaborando alguns modelos de interpretação da realidade. No entanto, tais avanços não se deram de forma linear; houve resistências, com conseqüente criação de distintas concepções de Geografia.
Paralelamente, a Geografia escolar também foi se adaptando aos diversos contextos históricos e desenvolveu-se de modo particular, incorporando algumas demandas da sociedade e do Estado e, assim, distanciando-se da Geografia realizada na universidade.
No Brasil, observa-se, nas duas últimas décadas, um movimento dentro das instituições de ensino superior preocupado com a transposição didática dos conceitos e temas que consolidaram a Geografia no país. Essa renovação dos conteúdos e objetivos dos quais a Geografia escolar deveria se ocupar, porém, não é efetivada prontamente. Há uma concorrência com “outras geografias”, como aquela expressa nos livros didáticos, aquela concebida pela sociedade e, ainda, aquela praticada pelos professores que reelaboram as diretrizes acadêmicas e as transformam em outra geografia.
Entretanto, tal processo não é impedimento para as transformações pelas quais a Geografia escolar deve passar; ao contrário, favorece uma avaliação daquilo que realmente acontece com essa disciplina na escola e demonstra a importância de ter bem claras suas finalidades.
A Geografia tem muito a contribuir na formação dos alunos ao fornecer um conjunto de saberes que lhes serve de instrumental teórico de interpretação do mundo para melhor apreendê-lo e nele atuar. Por tratar do espaço geográfico presente, estudando os processos pretéritos que o construíram e possibilitando refletir sobre seu futuro, ela deveria atender às diversas inquietações dos estudantes quando deparam com os mais diversos objetos e ações que se materializam no território ou nele transitam.
E mais: por seu caráter interdisciplinar, por fazer uso de conhecimentos das mais diversas áreas, como economia, sociologia, agronomia etc., ela apresenta, na escola, um vasto conjunto de elementos significativos da cultura que permite aos alunos obter uma visão menos fragmentada da realidade, compreender como o espaço é produzido pela sociedade e nele atuar de modo consciente e crítico.
Mais especificamente, Sonia Castellar (2005, p. 211), professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), enumera os objetivos da aprendizagem da Geografia na educação escolar:
“1. Capacitar para a aplicação dos saberes geográficos nos trabalhos relativos a outras competências e, em particular, capacitar para a utilização de mapas e métodos de trabalho de campo.
2. Aumentar o conhecimento e a compreensão dos espaços nos contextos locais, regionais, nacionais, internacionais e mundiais e, em particular:
− conhecimento do espaço territorial;
− compreensão dos traços característicos que dão a um lugar a sua identidade;
− compreensão das semelhanças e diferenças entre os lugares;
− compreensão das relações entre diferentes temas e problemas de localizações particulares;
− compreensão dos domínios que caracterizam o meio físico e a maneira como os lugares foram sendo organizados socialmente;
− compreensão da utilização e do mau uso dos recursos naturais”.

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