Novo Enem promete mudar as diretrizes de ensino no país
Método proposto pelo MEC é tido como mais democrático e capaz de impulsionar alterações nos currículos das escolas de nível médio

Isso significa, na percepção de alguns educadores, que a metodologia apresentada pelo novo exame permitirá avaliar melhor o desempenho do aluno. Assim, ao invés de medir a quantidade de informações que o estudante consegue decorar, a avaliação privilegia sua capacidade de raciocínio e habilidades para a resolução de problemas.
Na visão de Mariza Galbez, coordenadora do curso Preparatório para o Enem, da Microlins, a intenção do MEC é impulsionar uma alteração na grade do ensino médio, de modo que todas as disciplinas estejam interligadas e a teoria mais vinculada à prática. “Para o aluno esse tipo de avaliação dá mais oportunidade, pois ele pode valer-se de sua capacidade de raciocínio para resolver questões que anteriormente exigiriam um vasto conteúdo decorado”, explica.
Outro aspecto positivo salientado pela coordenadora é o fato de a nota do Novo Enem ser considerada pela maioria das universidades federais, seja substituindo total ou parcialmente o vestibular, seja utilizando-a como um percentual na composição da nota final. O exame substituirá, ainda, a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que avalia as competências básicas daqueles que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada.
Para Galbez, a tendência é que o Enem, cada vez mais, substitua os processos de seleção tradicionais. “Muito do conteúdo decorado para o vestibular não será de utilidade na profissão escolhida ou, mesmo que seja relacionado, o aluno tem dificuldade de utilizá-lo na prática. Essa visão de aprendizagem que o Novo Enem sugere está mais próxima da realidade e é também mais democrática”, analisa.
O Novo Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro em 1.619 municípios brasileiros. A avaliação é concebida a partir das orientações curriculares previstas para o ensino médio, que estão estruturadas em quatro áreas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Dessa forma, o exame será constituído por 45 questões de múltipla escolha de cada área, totalizando 180 questões, além de uma proposta de redação.
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